A Ortopedia Facial é um ramo da odontologia que trata as relações entre os maxilares (maxila e mandíbula), também chamadas bases ósseas (as arcadas) onde os dentes estão contidos. O tratamento é feito com os mais conhecidamente chamados de aparelhos ortopédicos faciais. Em outras palavras, a Ortopedia dos Maxilares pode ser entendida como a correção das relações desarmônicas entre essas bases (arcadas) ósseas, enquanto a Ortodontia seria a correção da posição dos dentes dentro das arcadas.
A Ortopedia Facial recorre, comumente, a aparelhos removíveis (apesar de alguns dispositivos ortopédicos também serem fixos) e tem por objetivo redirecionar o crescimento dos ossos da face e dos dentes, diminuindo ou reduzindo a necessidade de uso de aparelhos fixos (ortodontia) ou do tempo de tratamento com eles. Deve ser indicada para pacientes jovens, pois é baseado no período de crescimento ativo do organismo para que seja efetiva.
Existem casos em que é necessário um tratamento combinando, utilizando aparelhos ortodônticos e de ortopedia facial.
É importante que as crianças sejam avaliadas mesmo antes de trocarem os primeiros dentinhos de leite, pois nesta fase a ortopedia pode ser necessária para interceptação e correção de problemas que já se manifestam a partir dessa fase.